03 maio 2017

Entrevista com Dione M. S. Rosa para o jornal Bem Paraná - 2017


A escritora aparece em uma entrevista para o jornal Bem Paraná no dia 18/03/2017


Clque no link abaixo para ler a matéria.

Lei a entrevista

1) Qual o seu nome, idade e profissão? É a literatura o seu sustento? 
Meu nome é Dione Mara Souto da Rosa, uso apenas Dione M.S.Rosa, tenho 52 anos, sou advogada de carreira, sou licenciada em Letras/Português com Mestrado em Teoria Literária. Fiz o curso completo de Piano Clássico, Teoria e História da Música. Estudei francês, inglês e espanhol. Faço parte da Academia de Letras José de Alencar, ocupando a cadeira 21, cujo patrono é Uriel Tavares.
Não, a literatura é minha paixão, mas não é o meu único sustento. Sou advogada numa sociedade de profissionais do Direito e dou aulas de literatura e gramática na Universidade Positivo da Maturidade, além de fazer revisões em textos acadêmicos, literários e em qualquer nível de escolaridade.

2) Nasceu no Paraná? Em qual cidade? Se não, qual sua relação com o estado? Quando veio para cá?
Eu sou paranaense. Nasci em Ponta Grossa, uma cidade muito próxima de Curitiba. Amo Curitiba desde criança, pois minha avó (Edith Barbosa Souto - in memoriam) e meu tio  (Francisco Souto Neto) vieram morar para cá, e eu sempre vinha passar as férias com eles. Após concluir Direito, vim morar em Curitiba a fim de estudar e trabalhar. A paixão por essa cidade sempre foi enorme e escolhi a capital paranaense para residir. Adoro o clima, o frio, a garoa, e tudo aqui é motivo de alegria para mim, e de inspiração. 

3) Quando e como começou sua trajetória na literatura?
Escrevo desde adolescente, mas em 2004 resolvi publicar meus poemas em forma de versos livres "O Sétimo Portal". Em seguida, publiquei meus sonetos ("O Segredo da Rosa") e venci alguns concursos literários, e participei de algumas antologias poéticas e góticas. Todavia, a literatura fantástica sempre teve muito peso na minha criatividade, assim sendo fui selecionada em várias antologias de contos fantásticos em São Paulo. Mais tarde, comecei a escrever romances e resultou na publicação de repercussão, que foi o "Luar de Sangue".  

4) Desde então, foram quantas obras publicadas?
Eu já publiquei mais de 35 trabalhos entre poemas, antologias, e-books, contos, romances, artigos literários em revistas eletrônicas e periódicos. Escrevo mensalmente para a Revista "Conexão Literatura", organizada pelo Ademir Pascale, um grande ativista cultural de São Paulo. 

5) Neste espaço, favor falar um pouco sobre o seu trabalho (as temáticas que mais aparecem em suas obras, por exemplo).
Eu sou estudante de mitologia e toda a minha temática abrange mitos e lendas. Gosto de mesclar mitologia com histórias da minha criatividade! Tenho especial interesse em literatura sobre vampiros, lobisomens e seres sobrenaturais, e sou entusiasta da mitologia celta, hindu e maia, além de adorar histórias sobre o nosso folclore. 

6) No caso do evento de domingo, que horas ele irá começar? Quantas e quais obras serão lançadas?
Ele começará às 10 horas da manhã, na Casa do Poeta na Feira de Artesanato do Largo da Ordem.  Fui convidada pelo Luís Ronconi, bem como pelo Geraldo Magela (ambos escritores e autores) para apresentar meus livros já lançados  com intuito de fazer uma "Manhã de Autógrafos", dando maior publicidade a esses trabalhos que incluem, na parte de antologias, o de muitos autores incríveis que moram nos mais variados cantos do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para compras, contatos, parcerias, entrevistas ou outros assuntos, enviem um e-mail para: dirosa19@gmail.com ou facebook dione.soutodarosa